Logo2 - Caminhos do Turismo Oficial - agrupado Transparente .png

AVARÉ: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA

Eduardo Henrique Ferin da Cunha

Mtb nº 0081757/SP

DSC07028.JPG

Entrada da cidade

Foto 1: Eduardo H. F. Cunha

 

Avaré: memórias de infância é uma homenagem à cidade onde a minha esposa Aline Finardi Luz e sua família viveram entre os anos de 1981 a 1985. Eu, particularmente, não conhecia a cidade, mas nessa visita pude constatar o seu título de Terra do Verde, da Água e do Sol!

 

A Estância Turística de Avaré está situada no Vale do Paranapanema, a sudoeste do Estado de São Paulo. Com uma privilegiada localização geográfica, a cidade mostra seu potencial turístico garantido pelas belezas naturais e pelos recursos hídricos da Represa de Jurumirim, que banha boa parte de suas divisas. Possui uma população de cerca de 90.000 habitantes. (adaptado de:www.avare.sp.gov.br).

 

 

OS ATRATIVOS TURÍSTICOS

DSC07052.JPG

A Represa de Jurumirim

Foto 2: Eduardo H.F.Cunha

 

A cidade de Avaré tem inúmeros atrativos turístico, dentre eles, destacam-se: o Horto Florestal, o Mirante do Cristo, o Largo São João, o Recinto da EMAPA, a Represa de Jurumirim e a fábrica de doces Gotas de Leite.

 

O maior destaque da cidade é a Represa de Jurumirim, distante cerca de 20 km do centro da cidade e que é a maior represa do Estado de São Paulo, com cerca de 1.800 km² (isso mesmo – ela é gigante) e engloba vários municípios ao longo do rio Paranapanema. Em Avaré, a contemplação das águas límpidas, da ponte Carvalho Pinto e as opções de esportes náuticos, passeios de lanchas, escunas e o Camping Municipal são os principais atrativos aos turistas.

 

Já no centro de Avaré, as opções são variadas: o Horto Florestal que é um local muito agradável, com um belo lago e uma pequena queda d’água. Você pode também caminhar pelas trilhas que cortam a reserva e oferecem belas experiências junto à natureza. Já o Mirante do Cristo, oferece vista da cidade e é ideal para fotos panorâmicas.

 

Outro local bem tradicional na cidade é o Recinto da EMAPA, onde acontecem os grandes eventos da cidade, dentre eles a Exposição Municipal Agropecuária de Avaré. Esse local, traz boas recordações à família de minha esposa!

 

Para completar o roteiro do centro histórico, vale a pena visitar o Largo de São João, uma praça que representa a típica cena da tranquilidade interiorana: uma linda fonte, um coreto na praça e pipoqueiros vendendo seus produtos.

 

 

DICA DE HOSPEDAGEM: HOTEL VILLA VERDE

15741058_1279849055409976_7182674249680060707_n.jpg

O hotel Villa Verde

Foto 3: Eduardo H. F. Cunha

 

A dica de hospedagem na cidade é a do complexo hoteleiro Villa Verde (www.villaverdehotel.com.br). O hotel possui mais de 20 anos, mas está modernizado e possui três opções de hospedagem: Villa Verde Hotel, La Dolce Villa Hotel, Casa Amarela Hotel. O complexo possui piscinas, sauna, centro de convenções, uma linda capela e uma mini fazendinha no local.

 

DICAS DE GASTRONOMIA

DSC07080.JPG

Doce Gotas de Leite

Foto 4: Eduardo H. F. Cunha

 

A cidade também é sede de uma das principais fábricas de doce de leite do país: a Gotas de Leite. Você pode visitar a produção (agendar horário: www.gotasdeleite.com.br) e também realizar compras na loja de fábrica, com destaque ao famoso Pingo de Leite.

 

Em opções de restaurantes, vale a pena visitar o Dom Gaspar (www.domgaspar.com.br), com uma unidade no centro e outra na Represa de Jurumirim. Eles servem pratos executivos e à la carte. Experimente uma opção bem deliciosa: Filet de Abadejo na Manteiga com Amêndoas e Batata Sautée.

 

Outra dica para um cafezinho rápido é a Padaria e Conveniência Bizungão. Experimente o Capuccino Alpino com Chantilly ou o Chocolate Europeu Alpino com Chantilly.

 

 

REGIONALIZAÇÃO: POLO CUESTA E A CIDADE DE PRATÂNIA

 

IMG_20161113_105653555_HDR.jpg

Centro Cultural Tonico e Tinoco

Foto 5: Eduardo H. F. Cunha

 

A cidade de Avaré também mantém um processo de regionalização do turismo: O Pólo Turístico Cuesta (www.polocuesta.com.br) que é um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios. O consórcio é composto pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

 

Já visitei várias cidades do Polo, porém o destaque vai para a cidade de Pratânia, a 43 quilômetros de Avaré. Na cidade o destaque é a Casal Cultural Tonico e Tinoco (https://www.facebook.com/Casa-Cultural-Tonico-E-Tinoco), um museu que guarda memórias dessa importante dupla sertaneja do Brasil. Além de peças da dupla, possui a casa que fora transportada da área rural entre Pratânia e São Manuel, em que eles viveram na infância.

 

Para visitar o museu ligar para (14) 3844-1230