Logo2 - Caminhos do Turismo Oficial - agrupado Transparente .png

BARRA BONITA: A EXPERIÊNCIA DE NAVEGAÇÃO PELO RIO TIETÊ

Eduardo Henrique Ferin da Cunha

Mtb nº 0081757/SP

Navegação.jpg

Navegação pelo rio Tietê

Foto 1: Eduardo H. F. Cunha

 

O nosso rio Tietê, segundo pesquisas, tem entre 10 e 15 milhões de anos e com 1136 km, ele corta todo o Estado de São Paulo até chegar no rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. A cidade de Barra Bonita é uma estância turística e fica a cerca de 300 km da cidade de São Paulo e localizada na área drenada do Médio Tietê, cujo principal afluente é o rio Piracicaba. (fonte: http://www.riotiete.com.br/historia.html).

 

O Rio Tietê, passa em seu trajeto, por locais críticos como a cidade de São Paulo, com alto índice de poluição, mas vai se despoluído à medida que avança pelas barragens, dentre elas a de Barra Bonita, onde funciona a Usina Hidrelétrica Barra Bonita. Na barragem existe uma eclusa que possui um comprimento de 142,20 metros, largura de 11 metros e o seu desnível é de 25 metros. Esta eclusa é utilizada por embarcações de turismo e carga para transpor para o outro nível da barragem e com isso permitir a continuação da navegação no rio Tietê (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/UHE_Barra_Bonita)

 

 

 

O TURISMO NÁUTICO

 

Eclusa.jpg

A eclusa de Barra Bonita

Foto 2: Eduardo H.F.Cunha

 

Nesse cenário, visando o desenvolvimento sustentável, é que surge a oportunidade de se realizar o passeio de barco pela eclusa de Barra Bonita.

 

O passeio mais charmoso, tem 3h30 de duração. O embarque é no Centro Turístico de Barra Bonita. O trajeto é especial: primeiramente vai até o encontro com o Rio Piracicaba e a seguir retorna ao porto e vai até a eclusa de Barra Bonita, que é uma atração à parte, evidenciando o movimento de abertura e fechamento de comportas para elevação e ou rebaixamento do nível d’água para subir e/ou descer do rio.

Optamos pelo passeio com refeição no sistema Self Service, com um cardápio bem variado: salada, arroz branco, feijão, farofa, macarrão ao sugo com muito tomate, file de peixe à dorê, filé de frango grelhado e carne bovina ao molho madeira.

 

O trajeto todo é bem animado: música ambiente, belos cenários para fotografia e um excelente atendimento, tanto na alimentação, quanto dos comandantes do barco que mostram muita simpatia ao interagir com o público permitindo fotos na cabine.

 

 

 

AS COMPANHIAS DE NAVEGAÇÃO

Empresas de Navegação.jpg

As empresas de navegação

Foto 3: Eduardo H. F. Cunha

 

 

Na cidade de Barra Bonita existem várias empresas que operam a navegação pela eclusa, dentre elas a Navegação Fluvial Médio Tietê, uma das mais tradicionais na cidade. O meu destaque, entretanto, vai para uma empresa ao qual, recentemente, fiz o passeio: a companhia de Navegação Novo Oriente, que opera com os barcos: Xumbury I e II (www.xumbury.com.br)