Logo2 - Caminhos do Turismo Oficial - agrupado Transparente .png

TAMBAÚ: A TRADIÇÃO CERAMISTA SOB AS BÊNÇÃO DO PE. DONIZETTE

Eduardo Henrique Ferin da Cunha

Mtb nº 0081757/SP

Produção de Cerâmica em Tambaú.jpg

A produção ceramista

Foto 1: Eduardo H. F. Cunha

 

 

Tambaú é uma cidade do interior de São Paulo, conhecida nacionalmente pela questão religiosa, devido aos milagres atribuídos ao Padre Donizetti. A cidade oferece diversos atrativos culturais e religiosos, tais como: o Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Casa dos Milagres (residência do Padre Donizetti), a Igreja Matriz, entre outros.

 

A grande surpresa, para mim, entretanto, foi a intensa atividade do polo ceramista que a cidade desenvolve e que já tem um processo histórico envolvido, identificando um potencial de turismo de negócios.

 

 

PADRE DONIZETTI: O SÍMBOLO RELIGIOSO DA CIDADE

Mosaico Religioso Tambaú.jpg

A tríplice religiosidade em um mosaico na praça Central.

Foto 2: Eduardo H. F. Cunha

 

 

Donizetti Tavares de Lima nasceu na cidade de Cássia, em Minas Gerais, no dia 03 de janeiro de 1882. Exerceu seu ministério sacerdotal em Campanha-MG, Jaguariúna-SP e Vargem Grande do Sul-SP. Chegou a Tambaú em 12 de junho de 1926 permanecendo até seu falecimento, em 16 de junho de 1961. O religioso fez voto de pobreza desde sua ordenação sacerdotal e a única coisa que dizia possuir eram livros. Sua “fama de Santidade” já em vida, leva até hoje milhares de pessoas ao Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú-SP, onde encontram-se seus restos mortais. Na chamada “Casa dos Milagres”, nome dado à residência onde viveu, encontram-se inúmeros objetos deixados por pessoas que alcançaram uma graça. Atualmente o padre está em processo de beatificação junto ao Vaticano.

 

Atualmente a cidade recebe muitas caravanas durante o ano todo. São cerca de 3800 ônibus por ano (média de 30 ônibus por final de semana), que vêm à cidade para assistir a uma missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Os turistas aproveitam o passeio para visitar os atrativos da cidade e realizar compras na Feira de Artesanato local.

 

 

 

O POLO CERAMISTA DE TAMBAÚ

Cerâmicas em Tambaú.jpg

A cerâmica artística

Foto 3: Eduardo H.F.Cunha

 

O potencial natural da região de Tambaú, revelado pela variada gama de argilas de reconhecida qualidade encontrada em solo tambauense, tem sua excelência comprovada desde 1905, quando a primeira produção cerâmica iniciou com pioneirismo a principal atividade industrial da região (IPT, 2006; SEADE, 2007). A cidade pode se tornar, inclusive a “Capital Brasileira da Cerâmica Vermelha” no Estado de São Paulo (fonte: www.tambau.sp.gov.br).

 

A cidade de Tambaú possui inúmeras olarias que produzem desde telhas para a construção civil, como também, cerâmica artística como: vasos ornamentais para plantas e decoração e outros objetos decorativos, como por exemplo produtos para a linha pet shop.

 

Recentemente, fiz uma visita à fábrica ABC Cerâmica Artística (www.abcceramicaartistica.com.br) e pude verificar todo o processo de produção, feito ainda de forma artesanal. O barro é moldado pelo oleiro manualmente, acionado por um pedal e vai se transformando em uma linda peça artesanal. A seguir segue o processo industrial em forno de alta temperatura, seguido por um processo de secagem e pintura manual, até se transformar um objeto de desejo para decoradores e donas de casa.

Com todo esse cenário, que realmente me surpreendeu positivamente, vejo um grande potencial da cidade trabalhar o turismo de negócios, seja pela via do turismo industrial ou de compras. E tudo sobre as bênçãos do Padre Donizetti!